O que é o Rotary?

    • rotarymbs rgb o que rotary
O Rotary Internacional é a associação de Rotary Clubs do Mundo Inteiro. O Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais, que prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões, através da Prova Quádrupla em que consiste do que nós (Rotários) pensamos, dizemos ou fazemos, ajudando a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo.

1. É a VERDADE?
2. É JUSTO para todos os interessados?
3. Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?
4. Será BENÉFICO para todos os interessados?

Rotary Club é definido como um clube de serviços à comunidade local e mundial sem fins lucrativos, filantrópico e social. Os Rotários são sócios de seus respectivos Rotary Clubs, os quais, por sua vez, são membros do Rotary Internacional.

O objetivo do Rotary é estimular e fomentar o Ideal de Servir como base de todo empreendimento digno, bem como a ajuda ao próximo, promovendo e apoiando:

1. O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidade de servir;
2. O reconhecimento do mérito de toda a ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional;
3. A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada;
4. A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

A sua principal missão é: ajudar os Rotários e os Rotary Clubs a alcançar o Objetivo do Rotary e, neste estágio actual de desenvolvimento da organização, apoiar as actividades de indivíduos e grupos prestadores de serviços que melhorem a qualidade de vida, mantenham a dignidade humana e promovam a compreensão e paz mundial. “Seu lema principal é: Dar de si antes de pensar em si.”

O primeiro Rotary Club foi fundado na cidade de Chicago, Estados Unidos, em 1905 pelo Advogado Paul Percy Harris e mais três homens de negócios, Gustav Loehr - Engenheiro de Minas, Hiran Shorey – Alfaiate e Silvester Schiele - Comerciante de Carvão.
A Associação Nacional de Rotary Clubs (National Association of Rotary Clubs) foi fundada em 1910 e em 1912 o seu nome mudou para Rotary International em função da admissão do primeiro Rotary Club fora dos Estados Unidos, em Winnipeg, Canadá.
Actualmente, somos mais de 1.2 milhões de Rotarianos associados a mais de 34.700 Rotary Clubs espalhados por 210 países ou regiões do mundo.

A Fundação Rotária é patrocinada exclusivamente por doações de Rotarianos e outros que compartilham a visão de um mundo melhor. As contribuições para o Fundo Anual de Programas são investidas durante três anos, sendo os rendimentos obtidos também utilizados para cobrir os custos administrativos da entidade, isto é, os dólares doados financiam os nossos programas três anos mais tarde. As doações feitas ao Fundo Permanente, permanecem continuamente investidas, e apenas os juros resultantes são usados em apoio aos programas. A Fundação teve início em 1917 com um fundo de dotações com o objetivo de fazer o bem no mundo, embora a Fundação Rotária tenha sido oficialmente estabelecida em 1928.
Todos os subsídios da Fundação Rotária são iniciados por clubes.